A Queda Das Americanas

Semana passada, lembro que entrei no infomoney durante a tarde de segunda para ver as noticias do mercado financeiro e me deparei com as Americanas perdendo 70% de valor em um único dia. Motivo: O atual presidente, um tal de “Rial”, cantou que a empresa tinha inconsistências contábeis e que ali jazia um rombo de só 20 bi que não estava sendo reportado no balanço.

Em um dia a empresa saiu de uma das maiores varejistas do Brasilsão para uma devedora de todos os grande bancos, que começaram a pedir confisco de bens e ativos na justiça, para quitarem suas dívidas.

Isso, me levou a refletir sobre a análise fundamentalista. Quão ariscado pode ser investir em renda variável baseado no balanço e quão verídico são as informações que chegam até mim? Não estaria eu recebendo só o que querem que eu receba? Como eu poderia obter uma informação real sobre o mercado, sobre a saúde da empresa? Seria isso possível? Não seria tudo uma grande aposta??

Veja bem, todas as empresas têm seus rolos, ainda mais no Brasil, onde a legislação têm tantos pormenores e cobra tantos impostos que o empresário está sempre tentando esconder algum gasto ou recebível para não pagar nada a mais.

Como tenho a garantia de que o balanço que estou recebendo não são só o que querem que eu veja? Que não existe nada mascarado ali? Não há garantias.

Até as agências de rating, que em tese deveriam me passar o risco da aplicação, corrigiram de um dia para o outro o risco das Americanas, deixando os investidores na mão. Imagine se estivesse all in nas americanas?? (melhor nem imaginar kkk)

Como nem todos somos como o Barsi, que diz ligar e visitar as empresas que ele investe (afinal, que gestor vai te receber por ser dono de 1500 ações da empresa????), tampouco temos acesso a informações internas e confidenciais, nem fazemos parte do conselho de decisões, é impossível saber se não há algo mascarado em balanços, nem mesmo duvidar. Mesmo assim vão tentar te vender o MBA do primo rico com o Barsi alegando que ele previu que todas as empresas de varejo vão quebrar um dia devido a maioria das empresas de varejo do passado terem quebrado. Isso não seria uma clara desaplicação da máxima de que resultados passados não são garantia de resultados futuros????

Cada vez mais venho me desvencilhando da ideia da existência do investidor não apostador. Investir, por si só, é uma aposta, independente do que digam. Uma aposta no futuro, na veracidade dos fatos que se recebe, na honestidade das casas de análise, na confiança do mercado nacional, das agências de rating e em muitos outros fatores que dariam um post de tão longos.

No fim, o pequeno investidor deve sempre buscar a máxima do diversificar. Afinal, é quase impossível errar todas as vezes. Ou talvez não seja, vai saber kkkk

Noticia sobre o assunto
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
scant
scant
1 ano atrás

executivos sabiam do rombo?
não, o rombo era secreto; só o faxineiro sabia hahahahaha

A Enron brasileira esta aí

abs!

Blog do Neófito
1 ano atrás

Fala, Matheus!

O Brasi jogou no ventilador que um dia o varejo quebra. Coincidentemente, as Americanas se estrepam. Mas antes dessa alegação, a Magalu já estava indo pro saco desde que perdeu o crédito ad infinitum da Dilma (amiga da L. Trajano) acabou. Além disso, temos um legado do varejo se afundando. Logo, não há gênio vidente no setor. O diferencial de grandes investidores é que eles não vão na moda. Sabem onde meter grana e podem até mesmo correr riscos.

Cara, um dia desses vi o Papa Hardware falando sobre isso, de investir em ações. Concordo com ele sobre o fato que, em regra, os pequenos se ferram e os grandes sempre se dão bem.

Aliás, muita gente embolsou bastante grana alguns dias antes da quebradeira das Americanas, diretores, conselheiros e os “amigos dos amigos”.

Abraços!

Fabiano
Fabiano
1 ano atrás

Não consigo imaginar minha vida sem as Americanas. Tenho 45 anos e, desde que me dou por gente, a loja está em minha casa. Espero que a rede consiga se recuperar. Já falaram em 40 bi. Sobre bolsas, está mais para aposta do que para investimento. É que nrm você ir no rolê. Se for bom, tudo vai lá para cima e você só aprovrita, pois ganhará uma brla noitada. Só que basta uma fofoca qualquer para, de repente, você começar a ser deixado de lado. Eu sou leigo, mas é como me parece que seja “investir” em ações.

Fabiano
Fabiano
1 ano atrás
Reply to  Matheus

Onde você diz “No fim, parece que recebemos somente fragmentos da verdade como um todo…”, é exatamente isso, e você já tem essa experiência em um local. Mudam os locais, as bocas, mas o que acontece é a mesna coisa que você vivenciou. A gente não sabe é de nada. Esse é o perigo.

Sobre a demais coisas, é bem isso que você colocou. Os exemplos são perfeitos. Restaurante vazio traz a sensação que a comida não é boa ou não compensa o gasto. Homem casado ou que está sempre com alguém do lado quer dizer que tem comida boa e compensa o gasto. Mais claro que isso, impossível.

Um abraço, obrigado pela acolhida.

7
0
Would love your thoughts, please comment.x